quarta-feira, 14 de abril de 2010

CBF decide: Taça de Bolinhas será entregue ao São Paulo

Entidade reconhece título brasileiro de 87 do Sport e Fla fica sem o troféu



A polêmica terminou. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) decidiu nesta quarta-feira, em Assembleia Geral, que a Taça de Bolinhas, troféu que premiará o primeiro clube pentacampeão brasileiro, será entregue ao São Paulo.

A CBF reconhece o Sport como o campeão do Campeonato Brasileiro de 1987. Assim, o Flamengo sai da disputa pelo troféu, que será restaurado e entregue a Marco Polo Del Nero, presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF). A data da entrega da taça ainda não tem data nem local definidos.

Entenda a polêmica da Taça de Bolinhas:

A taça seria dada em definitivo ao clube que conquistasse o Brasileiro três vezes consecutivas ou cinco alternadas. Em 1987, a Copa União, o primeiro campeonato nacional organizado pelo Clube dos 13, o Flamengo foi campeão do Módulo Verde (correspondente à Primeira Divisão), e o Sport venceu o Módulo Amarelo (Série B).

O regulamento da competição previa o cruzamento entre os dois primeiros colocados de cada módulo. Porém, Flamengo e Inter (campeão e vice do módulo verde) se recusaram a disputar o quadrangular com Sport e Guarani (campeão e vice do módulo amarelo). A CBF declarou o clube de Recife campeão, decisão confirmada em maio de 1994 em uma sentença do Tribunal Regional Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário