terça-feira, 17 de agosto de 2010

Para Ibope, Fortaleza ultrapassa Flamengo e lidera em nº de torcedores no Ceará

Há 3 meses, o diário Lance! divulgou uma pesquisa encomendada ao Ibope sobre as torcidas de futebol no Brasil. Na época, sem esmiuçar muito, foi dito que o Fortaleza estava à frente do Ceará no estado, além da curiosidade: o tricolor, conhecido como “clube da garotada”, tem mais torcida entre os mais velhos; já o Vovô, entre os mais jovens.

Pois bem, agora foram divulgados os detalhes, em números, da pesquisa. Em se tratando do estado do Ceará, o fato novo é que a pesquisa aponta que, pela primeira vez, um clube local, no caso o Fortaleza, aparece com mais torcida do que o Flamengo/RJ, apesar de estarem tecnicamente empatados.

Vamos a uma parte do texto da matéria:

“O Fortaleza tem a maior torcida do estado, com 16,7%, apenas 60 mil pessoas à frente do Flamengo, que tem 16% e 250 mil à frente do ceará, que possui 13,7%. A seguir vêm Corinthians (6,5%) e Palmeiras (5,2%).

Nacionalmente, o Fortaleza também está na frente do Ceará. Sua vantagem de 400 mil torcedores está basicamente nas cidades médias e grandes, e, sobretudo, nas camadas mais populares. Nas capitais, o Tricolor tem mais torcedores: 2,0% contra 1,2%. Mas nas periferias, quem ganha é o Alvinegro: 1,3% a 0,8%. No interior, ambos tem pouca torcida: 0,1%.

O Tricolor tem uma torcida mais velha que o Ceará, com índice superior ao rival nas faixas etárias entre 35 e 49 anos (0,9% contra 0,3%) e acima de 50 (0,5% contra 0,3%). Nos jovens até 15 anos, o Ceará supera o Fortaleza: 2,1% contra 1,6%.

Em escolaridade, o Ceará só supera o Tricolor entre os que têm ensino superior: 0,5% a 0,2%.

Em termos de situação econômica, o Ceará vence com folga entre os mais favorecidos. Nas famílias que ganham 10 salários mínimos ou mais, tem 0,6% contra menos de 0,1% do rival. O Fortaleza vence com folga na camada mais popular, com renda inferior a 1 salário mínimo por mês: 2,0% a 1,3%”.

A polêmica está lançada. Opine!

Dados: Lancenet!

VN:F [1.8.9_1076]

Nenhum comentário:

Postar um comentário