domingo, 11 de dezembro de 2011

Cuba anuncia primeira vacina contra câncer de pulmão


Cuba registrou a primeira vacina terapêutica contra o câncer de pulmão avançado no mundo. De acordo com jornal oficial Trabajadores, que fez o anúncio nesta segunda-feira (10), mais de mil pacientes já estão em tratamento com a vacina nomeada CimaVax EGF.

A responsável pelo projeto, Gisela González, do Centro de Imunologia Molecular (CIM) de Havana, explicou que a vacina oferece a possibilidade de transformar o câncer avançado em uma "doença crônica controlável".

Gisela explica que a CimaVax EGF é o resultado de mais de 15 anos de pesquisa direcionada ao tumor e não provoca efeitos adversos severos.

- A vacina é baseada em uma proteína que todos temos e que está relacionada com os processos de proliferação celular. Quando há câncer, [essa proteína] está descontrolada.

Gisela explicou que, como o organismo tolera "aquilo que é seu" e reage contra "o estranho", foi preciso elaborar uma vacina que produzisse anticorpos contra essa proteína, que já é própria do organismo.

A vacina é aplicada no momento em que o paciente conclui a terapia com radioterapia e quimioterapia. Ela ajuda a controlar o crescimento do tumor sem causar toxicidade, explica a pesquisadora.

Além disso, a vacina pode ser utilizada como um tratamento "crônico que aumenta as expectativas e a qualidade de vida do paciente". A pesquisadora declarou que, após alcançar seu registro em Cuba, atualmente o CimaVax EGF "progride" em outros países. Os médicos agora esperam poder utilizar a vacina para tratar outros tumores, como os de próstata, útero e mamas.

Comentário: Cuba tem um governo sério que investe na saúde educação, um governo que se preocupe com o cidadão em todas as áreas, diferentemente do Brasil onde só tem saúde quem tem dinheiro, porque o SUS, esta na UTI faz é tempo, os nossos hospitais públicos estão lotados de pessoas sem sequer serem atendidos, a maioria deitados em macas nos corrdores a espera de um atendimento que pode demorar semanas, queria ver a presidente Dilma sendo atendida pelo SUS, alias queria ver algum politico do tipo deputados senadores governadores também. Em Cuba não há essa distinção todos são atendido no mesmo sistema de saúde. O socialismo é o caminho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário