quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

13 de dezembro de 2012, dia em que se comemora o centenário do Rei Baião Luiz Gonzaga.


Nesta quinta, dia 13 de dezembro, data alusiva ao 100° aniversário do Rei do Baião Luiz Gonzaga do Nascimento.
Ele nasceu em uma sexta, no dia 13 de dezembro de 1912, numa casa de barro batido na Fazenda Caiçara, num povoado do Araripe.
Gonzaga foi segundo filho de Ana Batista de Jesus e oitavo de Januário José dos Santos. Ele foi batizado na matriz de Exu (extremo oeste do Estado de Pernambuco, aproximadamente 700 km do Recife).
Antes dos seus dezoito anos, Luiz teve a sua primeira paixão, com o nome de Nazarena, uma moça da região. Ele foi rejeitado pelo pai da garota, o coronel Raimundo Deolindo, que não o queria para ser o genro e o ameaçou de morte.
Mesmo assim, Luiz e Nazarena namoraram algum tempo escondidos e planejavam ser felizes juntos. Irritado por não poder se casar com a moça, Gonzaga fugiu de casa e ingressou no exército Crato (Ceará).
Durante nove anos ele ficou sem dar notícia alguma para sua família e viajou por vários estados brasileiros, como soldado. Nunca mais teve uma namorada, passando apenas ter algumas amantes ao longo da vida.
Luiz Gonzaga foi uma das mais completas figuras da música popular brasileira. Com sua sanfona, zabumba e triângulo, ele levou alegria para festas juninas e dos forrós pé-de-serra.
Ele também falou da pobreza e toda a injustiça de sua árida terra, o sertão do nordeste.
O músico foi admirado por outros grandes nomes da música como Dorival Caymmi, Gilberto Gil, Raul Seixas e Caetano Veloso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário