segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Conselho Tutelar, resultado final do processo do escolha dos novos conselheiros de Quixelo



Quixelô CE 04 de outubro de 2015- Aconteceu neste domingo, o 5º(quinto) o processo de escolha dos 05 membros do Conselho Tutelar de Quixelô, em 2015 O conselho Tutelar de Quixelô completou 15 anos. O processo teve início às 08:00 da manhã e termino por volta das 18:00. A grande campeã de votos foi a candidata Luana do sitio Riacho do Meio que obteve 503 votos, os demais resultados foi bastante apertado, a diferença do 5º sobre o sexta colocado foi de apenas 08 votos, o que demonstrou um certo equilíbrio entre os candidatos. De 12.955 aptos a votar, houve um comparecimento de 4.209 votantes, o que equivale a 32,49% do total de eleitores habilitados. 


NA SEDE  GRANDES FILAS E MUITA RECLAMAÇÃO POR PARTE DOS ELEITORES


Durante todo dia ouve-se muitas reclamações por parte dos eleitores da sede pelo fato de ter sido disponibilizado apenas 02 urnas eletrônicas para um contingente 3.386 eleitores, é muito eleitor pra pouca urna, taí motivo das filas grandes durante todo dia. Enquanto em uma urna denominada sessão 02 havia 2.480 eleitores aptos, uma outra urna denominada sessão 01, ambas na Escola Gonzaga Mota contava com apenas 906 eleitores aptos. Na sessão 02 votaram 658 eleitores o que representa apenas 26,53% do total de votantes aptos, na sessão de número 01 votaram 316 eleitores o que representa um percentual de 34,88%, percentual acima da média no Município, ou seja menos eleitores na urna, menos filas e maior comparecimento, mais eleitores mais filas e menor percentual de eleitores presente. Fica o apelo para que na próxima eleições seja repensado e seja ofertado um maior número de urnas. Sabemos que essa decisão não é apenas do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, é também do Tribunal Regional Eleitoral-TRE, acompanhamos o processo em outros município cearenses e a reclamação é mesma, centralização da urnas, o TRE, não disponibilizou uma maior quantidade de urnas, ouvimos reclamação em vários municípios cearenses inclusiva na capital.


PROBLEMAS COM URNAS ELETRONICAS NA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO. 
As comunidades de Paus de Leite e Jiqui tiveram o processo de escolha bastante prejudicado uma vez que devido as urnas dessas comunidades terem vindas trocadas, houve um atraso significativo no início da votação nessas comunidades, enquanto no sitio Jiqui iniciou-se as 12:15, no sitio Paus de Leite a votação só teve início por volta das 12:50, assim muitos eleitores que vieram de comunidades mais distantes voltaram sem votar. O blog Quixelô Agora procurou o pessoal da comissão eleitoral e recebeu a informação que as urnas já vieram trocada do TRE e que havia uma determinação para que só fossem aberta na presença do primeiro eleitor que viesse votar, segundo a comissão na caixa havia uma numeração, no entanto a urna dentro da caixa tinha outra numeração e por isso não foi possível detectar a falha antes que as caixas fossem abertas.
Eleitores ligados ao candidato Fernando Ferreira reclamaram muito nas redes sociais a atribuiram a derrota do candidato a essa troca de urnas, apenas 07 votos separaou Fernando Ferreira do 5º colocado e segundo seus correligionários, com o atraso do inicio da votação uma grande quantidade eleitores do sitio Ilha Grande terra aonde reside o candidato, que fica distante 10 km do Jiqui foram embora sem votar e foi decisivo na sua derrota. Com relação ao sitio Paus de Leite a reclamação é a mesma, os eleitores do candidato afirmaram em redes sociais que o mesmo foi muito prejudicado. 

Relaçao do 05 membros escolhidos  e a colocação de todos os  candidatos.


1º lugar: Luana 503 votos

2º Lugar: Maria Gomes 439 votos 

3º Lugar: Georg 431 votos 

4º Lugar: Neide Nascimento 418 votos

5º Lugar: Ildenia Alves   333 votos 

6º Lugar: Fernando Ferreira 325 votos

7º Lugar: Neide Almino 319 votos

8º Lugar: Cleide do Tatá  306 votos 

9º Lugar: Rosana Alves 240 votos 

10º Lugar: Jose Roberto 231 votos

11º Lugar:  Ildete 196 votos

12º Lugar: Moninha 179 votos

13º Lugar  Suze Mara 120 votos 



Nenhum comentário:

Postar um comentário